Quando dizemos em nosso slogan " RENOVAR PARA CRESCER ", tentamos demonstrar atraves de novas idéias que podemos crescer de verdade, não somente com promessas, mais com desenvolvimento. Aqui vão alguns exemplos de empresas que desenvolveram as regiões onde foram implantadas e contribuiram diretamente na empregabilidade da região.
Vídeo no site: globo.com/ globonews ( programa cidades e soluções )
O produto é mais resistente que a madeira convencional e não provoca a destruição de florestas. Conheça a madeira plástica produzida a partir de plástico descartado como lixo. O polietileno de alta densidade (PAD) pode ganhar aspecto muito semelhante à madeira e é utilizado com a mesma finalidade, com a vantagem de ser mais resistente à umidade e mais durável. Conheça a madeira biossintética feita com plásticos descartados
O maior mercado mundial da madeira plástica, ou madeira biossintética, são os Estados Unidos. O material já é utilizado em larga escala em projetos do governo, como na prefeitura de Los Angeles. Aqui no Brasil, uma tecnologia nacional para a fabricação da madeira plástica recicla todos os meses 500 toneladas de resíduos.
- Saiba mais sobre a empresa norte-americana Eagle One, que fabrica a madeira biossintética desde os anos 1990, fornecendo artigos para golfe.
- Conheça o trabalho da Ecoblock, empresa de Belo Horizonte que produz a madeira plástica para uso na construção civil, na indústria e em paisagismo.
- Menor custo direto e indireto;
- Reduz o impacto negativo sobre as florestas nativas para a retirada da lenha;
- Menor mão-de-obra no manuseio;
- Podem ser usados em caldeiras, lareiras, padarias, pizzarias, cerâmicas e outros;
- São produzidos em tamanhos padrões;
- São fornecidos em embalagens padronizadas, uma tonelada de briquete substitui de 6 à 8 m³ de lenha;
- Menor umidade: o briquete tem até 10% enquanto a lenha possui até 50% de umidade;
- Poder calorífico de 2.5 vezes maior do que o da lenha comum apresentando regularidade térmica e maior temperatura da chama;
- Espaço de armazenagem reduzido, possibilitando assim a manutenção de estoques reguladores e de emergência;
- Devido à baixa umidade a temperatura se eleva rapidamente, produzindo menos fumaça, cinzas, e fuligem em relação à lenha;
- Não danifica a fornalha no manuseio de abastecimento;
- É liberado pelo IBAMA dispensando licença;
- Produto 100% reciclado;
- Produto disponível o ano inteiro;
- O Briquete é vendido por peso certo. Já a lenha é comercializada por m³, o que permite perdas devido aos vazios em seu empilhamento;
- Menor índice de poluição pois é um combustível renovável;
- Produto 100% reciclado, utilizando serragem de madeira;
- Redução de mão-de-obra no manuseio do produto;
- Cada metro cúbico abriga 1.300 kg de briquete;
- Em 10 metros quadrados aloja-se 15 toneladas de briquetes;
- Cada tonelada de briquete, substitui até 5 m3 de lenha;
- Carregamento pode ser a granel ou ensacado e paletisado;
- Gera pouca fumaça com baixo teor de cinza;
- Maior qualidade na produção de vapor, pois com a baixa umidade do produto não se consome energia própria para a evaporação do excesso de umidade.
- Poder calorífico: 4,5 a 5 mil kcal/kg;
- Materiais Voláteis: 84,4%;
- Carbono fixo: 13,6%;
- Umidade: 3 a 8%;
- Bitola: 65mm, 85mm
- Cinzas: 2%;
- Densidade: 1m³ p/ 1.300 kg ;
- Originário de resíduos de madeiras, 100% reciclado e ecologicamente correto;
- Consumo: 20 a 60 kwt/t;
- Regularidade térmica.
Briquete
Briquete é uma fonte concentrada e comprimida de material energético, podendo este ser qualquer biomassa vegetal, ou finos de carvão misturado a algum tipo de adesivo. Os briquetes de biomassa dispensam qualquer tipo de adesivo, devido ao poder plástico da lignina que, como pressão e calor, se molda em nova forma. Briquetes de finos de carvão são feitos usando também adesivos, porque carvão é contituido de arranjos cristalinos de carbono e não possuem mais a lignina. Podem ser usados quaisquer tipos de adesivos, como os de origem animal, vegetal e também os minerais. (pl. briquetes).
O briquete é uma lenha ecológica (reciclada) que é resultado do processo de secagem e prensagem de serragem ou pó dos mais diversos tipos de madeira substituindo com inúmeras vantagens a lenha convencional na sua totalidade, sem a necessidade de qualquer modificação no equipamento, (fornos, caldeiras, etc).
Índice[esconder] |
[editar] Briquete de Madeira
Vendido em sacos de ráfia, garante uma maior higiene. Trata-se de um produto ecologicamente correto, com as seguintes vantagens em sua utilização:
Para se ter uma idéia, cerca de 30 kg de briquetes geram energia equivalente a 100 KWh/mês de energia elétrica convencional.
[editar] Legislação
Produto que dispensa guia e reposição florestal junto ao órgão fiscalizador e é liberado pelo IBAMA.